Robert Walsh nasceu na Irlanda e mudou-se para o Território de Yukon, no Canadá, ainda jovem. Ele completou sua formação em engenharia na Universidade de Alberta e, posteriormente, fez um doutorado na Universidade de Tübingen, na Alemanha, estudando processos térmicos, hidráulicos e mecânicos acoplados em rochas fraturadas, com aplicação principal em energia geotérmica. Em 2008, Robert ingressou na equipe de modelagem numérica da Geofirma Engineering, especializando-se em modelagem numérica multifásica, incluindo projetos que envolvem hidrogeologia, processos hidromecânicos, transporte térmico, simulação de fluxo de gás e outros processos acoplados.
Por meio de seu trabalho na Geofirma, ele resolveu diversos problemas, especialmente no campo da gestão de resíduos radioativos, no setor de petróleo e gás de midstream e na captura e armazenamento de carbono. Este trabalho incluiu a caracterização de campo e modelagem geomecânica para apoiar o aumento seguro da pressão operacional máxima para armazenamento de gás em reservatórios de gás natural esgotados, modelagem acoplada geomecânica e de fluxo bifásico de danos de escavação e transporte de gás associado a um repositório nuclear, e modelagem de viabilidade para potenciais projetos de sequestro de carbono. Ele tem uma experiência significativa no planejamento, coordenação e análise de testes geomecânicos e petrofísicos para armazenamento geológico de CO2.
Atualmente, ele lidera a equipe de modelagem dinâmica que desenvolve um atlas de armazenamento de carbono para a bacia offshore de Scotian, no leste do Canadá, e é o engenheiro-chefe das operações de armazenamento geológico de CO2 da Geofirma no sudoeste de Ontário, trabalhando com parceiros industriais para o primeiro centro de armazenamento de CO2 em escala de megatoneladas no leste do Canadá.